Deus nomes nos compostos, classificação e fórmula molecular ?

Deus nomes nos compostos, classificação e fórmula molecular ?

Deus nomes nos compostos, classificação e fórmula molecular ?

1 Resposta

Alícia Bocaiuva

Explicação:

Os compostos orgânicos podem ser representados de diversas formas, como por meio de uma fórmula estrutural plana, de uma fórmula estrutural simplificada ou condensada ou de uma fórmula de traços. No entanto, a representação mais simples é por meio da fórmula molecular.

Definição de fórmula molecular

Desse modo, vejamos como determinar a fórmula molecular dos compostos orgânicos, baseando-nos nas outras fórmulas citadas anteriormente.

1. Por meio da Fórmula Estrutural Plana: essa fórmula mostra a arrumação ou a disposição dos átomos dentro da molécula. Por exemplo, abaixo temos a fórmula estrutural plana de um dos hidrocarbonetos presentes na gasolina.

Fórmula estrutural plana de um hidrocarboneto presente na gasolina

Veja que, nessa fórmula, todos os átomos e todas as ligações existentes entre eles são mostrados. Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão.

Um aspecto importante a ser ressaltado é que sempre começamos a fórmula molecular dos compostos orgânicos a partir do elemento carbono, pois ele é o constituinte principal dessas substâncias. Veja o exemplo:

Quantidade de átomos de carbono presentes na molécula

Visto que são 8 carbonos, começamos a escrever a fórmula molecular assim: C8

Para completar essa fórmula, contamos a quantidade de hidrogênios:

Quantidade de átomos de hidrogênio presentes na molécula

Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.

2. Por meio da fórmula estrutural simplificada ou condensada: nesse tipo de fórmula, a quantidade de hidrogênios é abreviada. Por exemplo, veja a mesma fórmula da molécula encontrada na gasolina, agora de forma condensada

tchau espero ter ajudado e tenha um excelente estudo

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Química





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.