Um conjunto de palavras não produz uma frase, e um conjunto de...

Paulricar

Um conjunto de palavras não produz uma frase, e um conjunto de frases isoladas não produz um texto. Portanto, há fatores, como a coesão e a coerência, que identificam um texto como tal. Para que esses fatores se concretizem, são significativos alguns procedimentos e recursos. Um deles é a repetição.

A repetição é um recurso coesivo que proporciona um efeito enfático, além de marcar determinados segmentos. Contudo, seu uso deve estar adequado ao gênero textual e às circunstâncias de enunciação.

Imagine que você é professor de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, e propôs que os alunos elaborassem um anúncio publicitário. O aluno X optou pela construção de um folheto para divulgar um produto para cabelos:

Quando você pediu que esse aluno refizesse o texto, buscando não repetir palavras, X mostrou-se surpreso e contestou, afirmando que é comum o uso de repetições em textos publicitários.

Neste Desafio, você deve elaborar um feedback para o aluno X, explicando a inadequação da repetição em seu texto.​

Alice

A repetição é um importante recurso coesivo e de grande funcionalidade para todos os tipos de textos. Afinal, ela marca e enfatiza determinado segmento da mensagem. Nos textos publicitários, em função do teor expressivo, a repetição se torna ainda mais comum. Contudo, para que seu efeito seja positivo, ela precisa revelar uma função específica, como, por exemplo, marcar o contraste entre dois segmentos do enunciado. Infelizmente, não é isso que ocorre em seu texto. A palavra cabelo aparece em todas as frases sem uma função estilística evidente. Assim, o receptor pode considerar o texto monótono e enfadonho, não se identificando com a proposta

Mais perguntas de Português