Considere a passagem do texto e do dicionário “os candidatos q...

Considere a passagem do texto e do dicionário
“os candidatos que disputam a presidência da república têm discursos semelhantes e ideologias bastante parecidas “
“ão os remanescentes dos tempo heróicos, carregados de discursos ideológicos.”
ideologia
acepções
1 rubrica filosofia : ciência proposta pelo filósofo francês destutt de tracy nos parâmetros do materialismo iluminista
2 derivação: por extensão do sentido. rubrica: filosofia. conjunto de ideias presentes nos âmbitos teóricos, cultural e institucional das sociedades que se caracteriza por ignorar a sua origem materialista nas necessidades e interesses inerentes às relações econômicas de produção , e, portanto termina por beneficiar as classes sociais dominantes.
3 derivação por extensão de sentido. rubrica: filosofia. esp. o dos epígonos de marx, totalidade das formas de consciência social, o que abrange o sistema de ideias que legitima o poder econômico da classe dominante ( ideologia burguesa) e o conjunto de ideias que expressa os interesses revolucionários da classe dominante ( ideologia proletária ou socialista).
4 derivação por extensão de sentido. rubrica: sociologia. sistema de ideias ( crenças , tradições , principalmente mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão, as quais refletem , racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais sejam estes morais , religiosos, políticos ou econômicos.
5 derivação por extensão de sentido. conjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas, etc. de um indivíduo ou grupo de indivíduos.
as acepções que melhor explicam a primeira e a segunda passagem do texto, respectivamente, são :
a) 2 e 5
b) 4 e5
c) 5 e 4
d) 4 e 4
e) 5 e 3

1 Resposta

Kailanerayssa

A  alternativa que explica claramente as passagens do texto, é a LETRA E.

 

Vemos que no primeiro texto, nós temos um panorama de como são os políticos, e podemos perceber que esse é um cenário social que se repete diariamente. Outra coisa que podemos fazer menção ao escrito na opinião 5, é que os políticos apresentam uma convicção filosófica propicia a eles.

 

A opinião 4, nos mostra um pouco do discurso de Marx, que se entrelaça bem ao segundo trecho do texto, onde vemos que por vezes os políticos se passam como heróis em seus discursos, porém, os mesmos tem intencionalidades em garantir seu governo.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.