1.Qual é a importância de uma Constituição para um país? Apres...

1.Qual é a importância de uma Constituição para um país? Apresente os principais aspectos da Constituição de 1946.

2. O que são “indústrias de base”?

3. Quais são as principais diferenças entre os projetos

“nacionalistas” e “liberais”, nesse período?

4. Em que consistia a política “nacional-desenvolvimen-

tista” de Juscelino Kubitschek?

5. Você já ouviu falar em “inflação”? Como isso interfere

na economia e na política?

6. Quais as diferenças entre “parlamentarismo” e “presi-

dencialismo”?

7. As Reformas de Base propunham quais transformações?​


1.Qual é a importância de uma Constituição para um país? Apresente os principais aspectos da Cons

1 Resposta

Pattiniantonia

1_  A inviolabilidade da casa como asilo do indivíduo; A prisão só em flagrante delito ou por ordem escrita de autoridade competente e a garantia ampla de defesa do acusado; Extinção da pena de morte; Separação dos três poderes.

2_ Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima.

3_ Os nacionalistas acreditavam na possibilidade de um desenvolvimento autônomo e não atrelado à entrada do capital internacional no país.os liberais defendiam que o capital era necessária para que o país conseguisse superar os seus vários anos de atraso em relação à economia internacional.

4_ O plano tinha 31 metas distribuídas em cinco grandes grupos: energia, transportes, alimentação, indústria de base, educação e a meta principal ou meta-síntese: a construção de Brasília.

5_ Quando esse ajuste representa aumentos muito grandes sem aumento proporcional no salário da população, a inflação pode representar perda do poder de compra e, consequentemente, afeta o poder aquisitivo de todos.

6_ No presidencialismo, o chefe do Poder Executivo é o presidente, que é eleito pelo povo por meio do voto direto ou indireto.No parlamentarismo, o chefe do Poder Executivo é o primeiro-ministro, que é escolhido pelos membros do Poder Legislativo federal.

7_Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

Explicação:

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.