Que tipos de mudanças vemos na praça Rui Barbosa entre 1955a 2...

Que tipos de mudanças vemos na praça Rui Barbosa entre 1955a 2002

1 Resposta

Ivansouza

Toma-se como base, para contar a história da Praça Rui Barbosa, um brilhante estudo promovido e publicado pela arquiteta, paisagista, professora e doutora do Departamento de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Emília Falcão, com pesquisa e participação por parte da então aluna Amanda Murino Ravacho, com ilustração por fotos históricas assinadas por Carlos Giaxa.

Neste artigo, procuramos relatar as implicações da execução de um projeto paisagístico, datado de 1991, na cidade de Bauru, que incorpora como problema central a revitalização do centro urbano, questionando a validade dos conceitos e métodos utilizados nesse projeto. Foi naquele ano que se conferiu mudança plena na praça, levando em conta o projeto original.

Coloca-se o contexto de criação do projeto executado no início do século XX, assim como suas características, e o do projeto implantado em fins do mesmo século, 1991, numa perspectiva histórica. Antes da implantação do primeiro projeto paisagístico, a área conhecida hoje como Praça Rui Barbosa, era identificada como “Saara”, numa alusão ao ambiente natural da cidade: solo arenoso e clima quente.

Constituía-se, então, uma área quase plana, sem vegetação, configurada pelas construções do entorno onde se colocava uma igreja, derrubada com o objetivo de permitir o prolongamento da rua Batista de Carvalho, que se tornaria a mais importante rua comercial da cidade durante o século XX.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.