“Ao abordar a ação social, Weber (1979) utilizou construções d...

“Ao abordar a ação social, Weber (1979) utilizou construções de tipos ideais despidas de sentido histórico, porém solidamente concebidas no que se refere à elaboração dos conceitos e fundamentadas no desencanto do mundo e na busca e produção de um sentido (sensemaking). Estes construtos, adequados à realidade, criam a possibilidade de aplicação teórica e prática. Na sua obra Weber (1979) substituiu a razão universal pela contingência histórica, na qual a história aparece com sentido variável em função do sujeito da ação, cuja coerência estabelece que o mundo dos valores é infinito e cabe ao homem escolher seus valores.” MORAES, Lúcio Flávio Renault de; MAESTRO FILHO, Antonio Del; DIAS, Devanir Vieira. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 7, n. 2, p. 57-71, June 2003. Disponível em:
Tendo o fragmento do texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber.

1- Os “tipos ideais” são construções que permitem explicar somente as ações racionais, não se preocupando com as subjetividades dos indivíduos.

2- Os “tipos ideais” são exemplos concretos de comportamentos, são sempre encontrados em estado puro.

3- A construção dos “tipos ideais” baseia-se essencialmente a partir de fatos sociais objetivos e que envolvem o coletivo.

4- Os “tipos ideais” constituem objetos de estudo da sociologia weberiana, e exemplificam a ideia do autor de que o coletivo se impõe ao indivíduo..

5- Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas.

1 Resposta

malugrd58

letra a

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Filosofia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.