O conceito de qualidade na educação é bastante complexo e tem...

Pattiniantonia

O conceito de qualidade na educação é bastante complexo e tem sido objeto de muita discussão. Para avaliar a qualidade da educação a explicitar o conceito de qualidade educacional é fundamental. Alguns autores, como Freitas, argumentam que a qualidade deve ser objeto de negociação entre os atores envolvidos na educação e o Estado, e não imposta por este último. Dessa forma: I – A qualidade deve ser definida pelos gestores do sistema, pois são eles que geram as condições materiais e humanas para o funcionamento das escolas. II – O conceito de qualidade deve resultar do debate entre indivíduos e grupos que têm interesse em relação à rede educativa, que têm responsabilidade para com ela, com a qual estão envolvidos de algum modo. III – Existem aspectos da qualidade da educação que são padronizados, porém o conceito de qualidade não pode se restringir a eles, mas deve incluir aspectos próprios ou relevantes para cada instituição educacional, levando em conta seu contexto, limites e virtudes. IV – O conceito de qualidade negociada implica na autonomia da instituição de ensino para definir o que é qualidade, não considerando aspectos da qualidade pré-definidos por gestores dos sistemas. V – O conceito de qualidade negociada se constitui como uma espécie de pacto entre o órgão público e o gestor da rede, definindo compromissos e responsabilidades recíprocas. Considerando as afirmações expressas sobre o conceito de qualidade negociada, é correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) Apenas I, III, V. b) Apenas I, II, IV. c) Apenas II, III, V. d) Apenas II, III, IV. e) Apenas I, IV, V.

0 Respostas

Pattiniantonia está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Enem