Analise o trecho que segue: “Quando uma mulher cruzava a rua,...

Analise o trecho que segue:
“Quando uma mulher cruzava a rua, foi atropelada por um carro. O motorista fugiu e não prestou socorro, porém algumas pessoas conseguiram anotar a placa.”
Uma paráfrase possível dele poderia ser
Alternativas
Alternativa 1:
Uma mulher foi atropelada ao tentar atravessar a rua. O motorista, inconsequente e imprudente, não prestou socorro, mas populares, atentos por justiça, anotaram a placa.

Alternativa 2:
Uma mulher foi atropelada por um carro ao tentar atravessar a rua, algumas pessoas anotaram a placa do corro, visto que o motorista fugiu sem prestar socorro.

Alternativa 3:
Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a rua, ela foi socorrida por populares que presenciaram o atropelamento, visto que o motorista que a atropelou, fugiu do local.

Alternativa 4:
Motorista, possivelmente embriagado, atropela mulher que cruzava a rua. Ele fugiu do local e não prestou socorro à vítima.

Alternativa 5:
Motorista que atropelou mulher idosa que tentava atravessar a rua, foge do local sem prestar socorro. Populares anotaram a placa do veículo.

2 Respostas

SuaMateria

Após analisar o trecho apresentado, podemos dizer que a paráfrase correta, onde o sentido original da frase permanece inalterado, ora pelo uso correto das pontuações, ora pelos termos utilizados na paráfrase, se encontra na alternativa 2.

Todas as outras paráfrases apresentadas apresentam algum tipo de elemento em que o significado acaba sendo alterado, mesmo que de maneira leve. Isso, por si só, torna a frase errada dentro desse contexto de paráfrase, já que o significado da frase original deve permanecer inalterado.

G3

A opção que mais se aproxima do trecho original é a alternativa 2: "Uma mulher foi atropelada por um carro ao tentar atravessar a rua, algumas pessoas anotaram a placa do carro, visto que o motorista fugiu sem prestar socorro." Ela mantém a estrutura da frase original, com a descrição dos eventos que aconteceram, incluindo o atropelamento, a fuga do motorista e o registro da placa por populares. As outras alternativas trazem informações adicionais ou diferentes do trecho original, como a idade da vítima, a suposição de embriaguez do motorista, a presença de populares que socorreram a vítima, entre outras.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Ed. Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.