(PUCCAMP) Cantor das selvas, entre bravas matas Aspero tronco...

Yarawaneska

(PUCCAMP) Cantor das selvas, entre bravas matas Aspero tronco da palmeira escolho, Unido a ele soltarei meu canto, Enquanto o vento nos palmares zune, Rugindo os longos, encontrados leques. Os Timbiras, de Gonçalves Dias. Os versos acima, de "Os Timbiras", de Gonçalves Dias, apresentam como características da primeira geração romântica

Creusacosta

resposta:O Romantismo no Brasil foi um importante movimento artístico do século XIX, com representantes brasileiros da prosa e da poesia, podendo ser dividido em três gerações.

PUBLICIDADE

1 O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Possuindo manifestações tanto em prosa quanto em verso, o Romantismo brasileiro é considerado um dos principais marcos da Literatura em nosso país.

Uma das razões para isso é a importância da estética romântica para o momento histórico em que essa arte está inserida no Brasil: a chegada da Família Real e a reclassificação do território nacional, deixando de ser uma colônia de exploração e, doravante, passando a intitular-se Reino Unido a Portugal. Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Contexto histórico

O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país. Algumas das principais delas são:

2geração Obra de temática religiosa e mistica; poesia da natura, marcada por forte sentimemnto nacionalista.

- Gonçalves de Magalhaes

- Gonçalves Dias

2° Geração ( ultra-romântica)

Obras que revelam acentuado individualismo e subjetivismo.É a poesia da dúvida, da desilusão,do negativismo diante da vida( mal do século).

3° Geração ( condoreira)

O nome provém de condor , ave que voa a grande altitude. a poesia condoreira busca palavras de sentimentos vasto  e elevado, de grande força expressiva, traduzindo  a idéia de imensidão e infinito.

3 Sobre o Romantismo, podemos afirmar que foi um movimento de caráter político e artístico, principalmente, que surgiu na Europa e se espalhou pelo restante do mundo, chegando ao Brasil por meio da obra acima citada.

4 Liberdade de criação e de expressão

• Nacionalismo

• Historicismo

• Medievalismo

• Tradições populares

• Individualismo, egocentrismo

• Pessimismo

• Escapismo

• Crítica social

5 Gonçalves Dias e José de Alencar. Poema que marcou foi Suspiros Poéticos de Camões.

Mais perguntas de Biologia