*URGENTEEE* Segundo Furtado, o subdesenvolvimento seria uma forma de organização social no interior do sistema capitalista e não uma etapa que antecederia a entrada no capitalismo. Para ele os países subdesenvolvidos tiveram um processo de desenvolvimento indireto, dependente do desenvolvimento dos países industrializados. Assim, o Brasil se tornou dependente de países desenvolvidos, condição quase impossível de ser superada, a não ser por meio de uma forte intervenção do Estado no setor industrial. A análise de Furtado destacava a grande concentração da renda em nível mundial durante o século XX até a década de 1950, que ampliou a separação entre países ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos. A definição de subdesenvolvimento, portanto, se insere em um quadro de relações de dominação e dependência entre países, relações estas que tenderiam a se perpetuar. Considerando o pensamento sociológico de Celso Furtado, assinale a alternativa correta. Segundo Celso Furtado, uma das alternativas para o Brasil deixar de ser subdesenvolvido é traçar acordos econômicos com países desenvolvidos como os Estados Unidos. Infere-se do texto que a principal causa do subdesenvolvimento do Brasil é a desigualdade social. A grande concentração de renda proporcionou a separação entre países ricos e pobres e comprovou que os países pobres precisam traçar acordos comerciais com os países ricos. Para que o Brasil possa deixar sua condição de país subdesenvolvido, Celso Furtado defendeu que o estado brasileiro privilegiasse a satisfação de necessidades fundamentais da população como um todo, tais como a educação pública. Quanto mais um país se torna independente economicamente, maior é a desigualdade social nesse país. Considerando o pensamento sociológico de Celso Furtado, assinale a alternativa correta.

a) Segundo Celso Furtado, uma das alternativas para o Brasil deixar de ser subdesenvolvido é traçar acordos econômicos com países desenvolvidos como os Estados Unidos.

b) Infere-se do texto que a principal causa do subdesenvolvimento do Brasil é a desigualdade social.

c) A grande concentração de renda proporcionou a separação entre países ricos e pobres e comprovou que os países pobres precisam traçar acordos comerciais com os países ricos.

d) Para que o Brasil possa deixar sua condição de país subdesenvolvido, Celso Furtado defendeu que o estado brasileiro privilegiasse a satisfação de necessidades fundamentais da população como um todo, tais como a educação pública.

e) Quanto mais um país se torna independente economicamente, maior é a desigualdade social nesse país.