As alterações cromossômicas são responsáveis por dezenas de sí...

Isabillypyc

As alterações cromossômicas são responsáveis por dezenas de síndromes identificáveis. Elas afetam 0,6% dos nascidos vivos, 2% das gestações em mulheres com idade materna avançada (acima dos 35 anos), 50% dos abortos espontâneos de primeiro trimestre e podem ser numéricas ou estruturais. Nas alterações cromossômicas numéricas, ao invés de 46 cromossomos, temos o aumento ou diminuição do número de cromossomos. Entretanto, nas alterações cromossômicas estruturais ocorrem alterações na estrutura do cromossomo, no qual ocorre uma ruptura, seguida pela reconstituição em uma combinação anormal. Em algumas situações, o número total de cromossomos pode permanecer inalterado.Considerando esse contexto e a imagem do cariótipo com o padrão de bandeamento G ao lado de cada cromossomo, analise as seguintes afirmativas:

I. O resultado do cariótipo apresenta uma trissomia do cromossomo 21 – 47,XY,+21, no qual há a presença de um conjunto haploide (n=23) extranumerário, considerada uma alteração cromossômica numérica.

II. O resultado do cariótipo apresenta uma triploidia – 69,XXY, no qual há a presença de um conjunto haploide (n=23) extranumerário, considerada uma alteração cromossômica numérica.

III. Um dos mecanismos que pode originar uma triploidia é a dispermia, ou seja, um oócito Não é fertilizado por dois espermatozoides também haploides e, no caso desse cariótipo, um espermatozoide carregava o cromossomo sexual X e o outro o Y, originando assim um 3n = 69,XXY.

Cariótipo representativo de uma alteração cromossômica

Fonte: Adaptado de: Moraes et al (2005). Disponível em: https://www. scielo. br/scielo. php?pid=S0100-72032005000900009& ;script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 out.2020.

Aplicando seus conhecimentos sobre as alterações cromossômicas e considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
II e III, apenas. Correto

b.
II, apenas.

c.
I, apenas.

d.
III, apenas.

e.
I e II, apenas.

0 Respostas

Isabillypyc está aguardando sua ajuda.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Saúde





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.