1. Pelo menos metade dos recém-nascidos têm icterícia visível durante os primeiros dias de vida. Porém, todas as crianças apresentam nesta fase da vida bilirrubina plasmática mais alta que a do adulto normal, fato já observado no sangue de cordão. Com relação à icterícia no período neonatal é correto afirmar:a) A icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras 24 horas de vida, faz pico nos recém-nascidos de termo entre o terceiro e quinto dias de vida e desaparece até o décimo dia de vida. Correta.

b) Entre os prematuros, a icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras horas de vida, faz pico antes do terceiro dia após o parto e desaparece até o final da primeira semana de vida.

c) A princípio, toda icterícia que incide após as primeiras 24 horas de vida deve ser considerada decorrente de doença hemolítica do recém-nascido.

d) A icterícia tem progressão crânio caudal e a classificação zona V de Kramer é realizada quando atingiu mãos e pés, condição mais perceptível em neonatos de cor branca e que não estejam em fototerapia.