Um dessecador de laboratório utiliza sílica em gel, que apresenta em sua composição a substância cloreto de cobalto II (CoCl2) para manter determinados materiais ou reagentes secos. Isso porque o sal tem a característica de ser bastante microscópico, ou seja, tem facilidade de absorver água.

Você, químico em um laboratório universitário, chega para trabalhar e percebe que os alunos estão confusos porque a sílica deixada no dessecador do laboratório no dia anterior era azul e agora está rósea. Você, então, observa que o recipiente foi esquecido aberto perto de uma janela também aberta, após um dia em que o ambiente estava com a umidade do ar elevada, e dá aos alunos a seguinte explicação: (imagem)

Frente à curiosidade dos estudantes, você continua: o que ocorre com o equilíbrio da reação química considerando que o aspecto inicial da sílica era azul? Ela se desloca para qual sentido? E se o caso fosse o contrário? Se a sílica estivesse úmida, ou seja, com o aspecto rosado, e o dessecador também fosse esquecido aberto perto de uma janela aberta em um dia com a umidade baixa?

Prossiga a abordagem e explique aos alunos de que forma o equilíbrio se desloca nas respectivas situações e qual é a coloração da sílica após restabelecer o equilíbrio.


Um dessecador de laboratório utiliza sílica em gel, que apresenta em sua composição a substância clo