Tornando o campo fértil Um mestre encarregou o seu discípulo d...

Tornando o campo fértil Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa. No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior. No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. Então o mestre advertiu-o:  — Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem. Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo. Autor desconhecido. Disponível em: . Questão 1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”: (     ) fazer refletir.  (     ) noticiar um fato.  (     ) explicar o preparo de algo. Questão 2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou: (     ) numerais ordinais.  (     ) numerais cardinais. (     ) numerais fracionários.  Questão 3 – Em “No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária.”, o verbo sublinhado expressa:  (     ) uma ação contínua do discípulo no primeiro ano.  (     ) uma ação esporádica do discípulo no primeiro ano.  (     ) uma ação passageira do discípulo no primeiro ano.  Questão 4 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante.”, o pronome “ele” refere-se: (     ) ao mestre.  (     ) ao discípulo.  (     ) ao narrador da história.  Questão 5 – No período “O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de: (     ) lugar. (     ) modo.  (     ) tempo.  Questão 6 – No segmento “A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.”, a conjunção destacada exprime:  (     ) um fato que justifica outro.  (     ) um fato que se soma a outro.  (     ) um fato que se contrasta com outro.  Questão 7 – Identifique a função do travessão no texto: (     ) anunciar a fala do mestre.  (     ) assinalar o início da fala do mestre.  (     ) indicar a continuidade da fala do mestre. Questão 8 – Releia “Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.” Quem dá o ensinamento acima? (     ) o mestre. (     ) o discípulo.  (     ) o narrador da história.  Questão 9 – O texto foi construído com uma linguagem:  (     ) culta. (     ) informal.  (     ) regional. 

1 Resposta

Nicolle

1

fazer refletir

Explicação:

pq ele exigir demais de sua plantação

é sua plantão enfraqueceu

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.