Tornando o campo fértil Um mestre encarregou o seu discípulo d...
Tornando o campo fértil Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa. No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior. No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. Então o mestre advertiu-o: — Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem. Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo. Autor desconhecido. Disponível em: . Questão 1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”: ( ) fazer refletir. ( ) noticiar um fato. ( ) explicar o preparo de algo. Questão 2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou: ( ) numerais ordinais. ( ) numerais cardinais. ( ) numerais fracionários. Questão 3 – Em “No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária.”, o verbo sublinhado expressa: ( ) uma ação contínua do discípulo no primeiro ano. ( ) uma ação esporádica do discípulo no primeiro ano. ( ) uma ação passageira do discípulo no primeiro ano. Questão 4 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante.”, o pronome “ele” refere-se: ( ) ao mestre. ( ) ao discípulo. ( ) ao narrador da história. Questão 5 – No período “O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de: ( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo. Questão 6 – No segmento “A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.”, a conjunção destacada exprime: ( ) um fato que justifica outro. ( ) um fato que se soma a outro. ( ) um fato que se contrasta com outro. Questão 7 – Identifique a função do travessão no texto: ( ) anunciar a fala do mestre. ( ) assinalar o início da fala do mestre. ( ) indicar a continuidade da fala do mestre. Questão 8 – Releia “Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.” Quem dá o ensinamento acima? ( ) o mestre. ( ) o discípulo. ( ) o narrador da história. Questão 9 – O texto foi construído com uma linguagem: ( ) culta. ( ) informal. ( ) regional.
1 Resposta
Sua resposta
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.