Platão defendeu, no Banquete, em Fedra e em outros textos, a e...

marinatagomori

Platão defendeu, no Banquete, em Fedra e em outros textos, a existência de um espírito místico ou furor enviado pelo céu, através do qual uns poucos eleitos se “inspiravam”: “As maiores bênçãos vêm por intermédio da loucura, aliás, da loucura que é enviada pelo céu.” Possuídas assim por visões transcendentais ou por conhecimentos transcendentais, 1essas pessoas desfrutavam de uma “loucura divina”, que as elevava acima dos mortais.A concepção freudiana do gênio era bastante diferente. Não era uma dádiva dos deuses, mas resultado dos processos do inconsciente; não vinha de cima, mas de dentro, das profundezas. [...]
A “arte” e a habilidade artística, mais que a inspiração, eram consideradas a marca do artista ou do escritor, e as estruturas de patronagem do mundo das letras tradicionais proviam fortes argumentos a favor da conformidade social, em vez de excentricidade do artista.
2Isso não quer dizer que a “imaginação” e o “gênio” visionário estivessem em baixa em terrenos críticos. Mas a teoria clássica, modificada pela psicologia empirista do Iluminismo, insistia que a imaginação não deveria ser obstinada, idiossincrática e visionária, mas residir na sólida formação dos sentidos e ser temperada pelo juízo. O verdadeiro gênio era um impulso orgânico saudável para a combinação das matérias-primas da mente.

PORTER, Roy. Uma História Social da Loucura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. p.81-82.

a) No trecho “essas pessoas desfrutavam de uma “loucura divina”, que as elevava acima dos mortais” extraído do texto. Identifique o referente do termo em destaque, iniciando a sua resposta da seguinte forma:
Resposta O referente do pronome

b) Apresente um conectivo que poderia ser empregado no lugar do que está em negrito no trecho: “Mas a teoria clássica, modificada pela psicologia empirista do Iluminismo...”
Resposta

c) Explique por que a forma verbal estivessem foi flexionada na 3ª pessoa do plural em “ Isso não quer dizer que a “imaginação” e o “gênio” visionário estivessem em baixa em terrenos críticos.

Resposta

d) A “arte” e a habilidade artística, mais que a inspiração, eram consideradas a marca do artista ou do escritor, e as estruturas de patronagem do mundo das letras tradicionais proviam fortes argumentos a favor da conformidade social, em vez da excentricidade do artista.

Reescreva o trecho acima, empregando os verbos no presente do indicativo. Depois, apresente um termo ou uma expressão pelo(a) qual pode ser substituído a forma verbal proviam sem alteração de sentido.

1 Resposta

Felipe

1) o iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século 18 na Europa.

2) século das luzes

3) avanço científico, tolerância religiosa ,igualdade ,governo constitucional ,fraternidade ,separação entre estado e igreja, e o antropocentrismo.

4) não sei responder essa

5)a população percebendo que as ideias estão circulando como a intensidade começou a pressionar os governos absolutistas exibido mudanças para impedir as desordens e as revoluções alguns governantes iniciaram as reformas sociais e econômicas a fim de modernizar seus países mas sem abrir mão do poder surgindo o chamado despotismo esclarecido.

6)no Brasil eu não sei mas tem algumas que influência influenciaram como a inconfidência mineira a conjuração baiana e os processos de independência na América.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Português





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.