Cai rendimento dos alunos do Enem em matemática e redação
RAFAEL MORAES MOURA – O ESTADO DE S. PAULO 13 janeiro 2015 | 16h15
Tema e correção rígida podem ter influenciado em nota; 529.374 alunos zeraram em texto
Atualizada às 23h32
BRASÍLIA – Uma semana e meia depois de o governo federal prometer uma reforma no ensino médio no prazo de dois anos, o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 13, que a média dos alunos concluintes do ensino médio que fizeram o Enem 2014 registrou uma queda de 7,3% em Matemática e de 9,7% em Redação, quando comparado o desempenho do mesmo perfil de estudantes que fizeram a prova em 2013.
O ministro da Educação, Cid Gomes, reconheceu que o resultado não foi satisfatório e avaliou que, no cenário geral, considerando as outras áreas do exame, “não houve uma grande evolução”. No Enem 2014, a média dos alunos concluintes na prova de Matemática foi de 476,6 pontos, uma queda de 7,3% em relação ao desempenho dos alunos concluintes do ensino médio que fizeram o Enem 2013 – naquele exame, a média foi de 514,1 pontos.
Em Redação, a queda foi ainda mais acentuada: a nota média dos estudantes concluintes de ensino mé- dio foi de 470,8 pontos em 2014, um recuo de 9,7% em relação a 2013 (521,1 pontos).
Uma das possibilidades levantadas para o menor rendimento pode estar no tema da prova: em 2013, enfocou-se as restrições impostas pela lei seca; em 2014, as questões éticas associadas à publicidade infantil. “A lei seca foi uma questão muito debatida, discutida. O tema de agora não teve o grau de discussão que aconteceu com o de 2013”, observou Cid.
“O brasileiro está lendo pouco, os estudantes estão lendo pouco, o tema nesse caso não é tão popular; tudo isso dificulta. Mas, enfim, não dá para a gente fugir, camuflar ou tentar dizer que o ensino público brasileiro é bom. O ensino público está muito aquém do que seria o desejado, para isso que estamos aqui”, disse o ministro.
Pela primeira vez na história do Enem, os supervisores que atuaram no processo de correção das reda- ções passaram por um processo de certificação, o que funciona como um “selo de qualidade”. A ideia do governo é que, futuramente, só vai corrigir o texto do Enem quem tiver sido certificado. “A gente está cada vez mais seguro de que com a nota dada não estamos prejudicando os alunos”, comentou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares.
Questionado pelo Estado se o aumento do rigor com os corretores de redação e o tema escolhido para a prova de 2014 poderiam ter levado à queda no desempenho dos estudantes, Soares admitiu não ter respostas. “São várias hipóteses.”
Apenas 250 de 6.193.565 participantes conseguiram obter a pontuação máxima na redação. Já a nota zero foi atribuída aos textos de 529.374 participantes (8,54%).
Outras áreas. Em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, o desempenho dos estudantes concluintes em 2014 foi melhor do que em 2013 – as variações positivas foram de 2,3%, 5,4% e 3,9%, respectivamente. Comparando o quadro geral, considerando todas as áreas, a média de 2014 dos estudantes concluintes do ensino médio no Enem foi de 499 pontos, ante 504,3 pontos em 2013 (uma queda de 1%).
“Na média, foi estável. Ficou na margem de erro”, avaliou Cid. “(Se estou) Satisfeito? Claro que não.” Os participantes da Região Sudeste obtiveram o melhor desempenho nacional no Enem 2014; os da Norte, o pior.
[...]
MOURA, Rafael Moraes. Cai rendimento dos alunos do Enem em matemática e redação. O Estado de S. Paulo. 13 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2015.
Observe que, no texto, há outras vozes além da voz do sujeito enunciador. Sobre essas vozes, leia as afrmativas a seguir.
I. Essas outras vozes são representadas apenas entre aspas.
II. Proporcionam autoridade e veracidade ao fato noticiado.
III. Isentam o enunciador do texto da responsabilidade em relação ao que é noticiado.
IV. Representam pontos de conflito com as informa- ções expostas pelo enunciador.
São corretas:
A
Todas as alternativas.
B
As alternativas I, II e III.
C
As alternativas II, III e IV.
D
As alternativas II e III.
E
As alternativas I e IV.
PRECISO URGENTE
Sua resposta
Mais perguntas de Português
Português, conteúdos escolares sobre Português para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Raiva e motivo parataque de pânico acontecer ataque de pânico
- Qual e o diminutivo de pequenininho
- Sílaba leite tônica mais é penúltima ou última
- Os níveis de fala, que constituem os diferentes registros e
- 3. Releia o trecho a seguir, retirado do texto.'Mas o fato e os modos da sua chegada haviam despertado nos
- No tempo do on Disponível em: http:/a) No trechopai era:(A) violento.(B) esperto.(C) rápido.(D) rígido.b)
- Transforme os discursos abaixo na lingua informal e informal Tem uma galera muito sem noçao Me ajudem por
- quais as diferenças entre as tipologias textuais argumentativas: TEXTO DE OPINIÃO, EDITORAL, CARTA ABERTA, CHARGE E CRÔNICA ...
- Porque as gangues criminosas diferem jovens entre 12 e 18 anos para fazer o trabalho sujo?.
- 1.0 humor dessa tira baseia-se em estereótipos sobre homens e mulheres. Quais são eles?
- Explique com suas palavras o motivo de Portugal em Espanha não tem enriquecido no modelo econômico mercantilista
- Ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, escutar, proteger, acudir e abraçar. Todos
- Baseado no que você leu sobre crônica, é possível perceber que a crônica Eternidade, de Clarice Lispector,
- Me ajudem pfv galera eu sou estudante
- 3- Existe um gênero textual que costuma apresentar histórias pequenas com poucos personagens. Essespersonagens
- Apenas pra ser simpáticoa, ou pra ter mais alguém em que possa dividir algo , um sentimento futuro… ou
- Qual é o grau normal dos seguintes aumentativos? - corpanzil:- galeão:- povaréu:- boqueirão:- galera:-
- Quadro: Pranto PORTINARI. Cândido. Pranto. Oleo sobre tela, color. Coleção particular,Atividades1-Comece
- 01) Segundo o texto anterior, podemos concluir que: a) Os habitos de consumo de uma região não produzem
- 2. Encontre um hiperónimo para as seguintes palavras a) sucob) lojac) computadord) planta