6 – Qual é o tempo verbal predominante na notícia lida? Expliq...
MICROMOBILIDADE CRESCE DURANTE A PANDEMIA
Relatório Global do Moovit mostra que o uso de bicicletas e patinetes compartilhadas
se tornou mais comum no Brasil ao longo de 2020.
Mesmo com todas as dificuldades da pandemia, mais gente usou bicicletas e patinetes compartilhadas
no ano passado. É o que aponta o Relatório Global Moovit sobre Transporte Público 2020.
Nas dez cidades brasileiras pesquisadas no levantamento, o uso diário de micromobilidade cresceu em
todas, passando de 8% em 2019 para 15% em 2020 na média geral para o Brasil.
O índice para quem usa até três vezes por semana também cresceu em todas as cidades, passando de
7% para 11% na média geral.
O Moovit é uma empresa Intel, líder de soluções de Mobilidade como um Serviço (MaaS) e criadora do
app de mobilidade mais usado no mundo. Seu relatório global combina uma análise de big data de milhões de viagens com uma pesquisa qualitativa para traçar um panorama global sobre mobilidade.
Brasília é a cidade brasileira onde mais se usa micromobilidade diariamente: 21% dos respondentes
usam bicicletas compartilhadas todos os dias. A capital federal lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo. Campinas, com 17%, vem logo depois, seguida por Rio de Janeiro, com 14%. Na comparação
com 2019, o uso diário dobrou em Belo Horizonte – de 8% para 16% – e em Salvador – de 6% para 12%.
Motivos para usar a micromobilidade
Entre os motivos para usar a micromobilidade, 35% responderam que fazem por ser em conta. Já 29%
usam para ir aonde não conseguem chegar via transporte público. E 21% escolhem bicicletas e patinetes por serem sustentáveis. Já as razões para não usar a micromobilidade incluem falta de segurança
(28%), poucas ciclovias ou vias exclusivas (27%) e má conservação das ruas (25%). Importante frisar
que os respondentes podiam escolher mais de uma opção entre as respostas.
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Em 2020, 30% das viagens com micromobilidade foram combinadas com transporte público. Um número que caiu em relação ao ano anterior, quando 37% combinaram micromobilidade com ônibus, metrôs e trens.
“Vemos isso como um reflexo da pandemia, já que houve uma rejeição ao transporte público. O que o
relatório mostra é que a multimodalidade é cada vez mais importante para as pessoas circularem pelas cidades, e isto deve ser considerado pelo poder público e pelos operadores, nos planejamentos da
mobilidade urbana do futuro, no pós-pandemia. O uso de dados de big data vai revolucionar as matrizes
origem destino, trazendo novos insights”, comenta Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.
O estudo também mostra que muitas pessoas ainda não usam micromobilidade: 51% responderam que
não utilizam, mesmo tendo acesso. “Eu vejo isso como um grande público em potencial. Em 2019, eram
60% que não usavam. O índice vem caindo à medida que mais gente vai conhecendo a micromobilidade”, pontua Palhares.
Relatório Global
O Relatório Global Moovit sobre Transporte Público é formado por tabelas dinâmicas, onde é possível
analisar os resultados de regiões metropolitanas em diferentes países sob critérios como tempo de
viagem, distâncias percorridas, número de baldeações e outros. A nova edição permite ainda a comparação dos dados atuais com os de 2019.
1 Resposta
em dia, o texto jornalístico é possivelmente o texto mais lido, mais consumido, o que tem maior alcance nos diversos setores da sociedade. Além de ser empregado como fonte de informação, seguidamente é utilizado com fins didáticos ou como fonte de coleta de dados para pesquisas em várias áreas. Assim, é importante estudá-lo mais atentamente. Trata-se de um texto que possui características próprias de constituição, cuja análise pode auxiliar no aprimoramento dos usos que a ele se têm dado.
O texto jornalístico é um produto industrial, uma vez que é produzido em grande quantidade, geralmente para um público alvo abrangente e destinado ao consumo imediato. Pode ser comparado à embalagem de um produto: é a "embalagem" das informações que diária ou semanalmente são veiculadas pelos meios de comunicação (jornais, revistas, etc). Como item de consumo. o texto jornalístico tem pouca duração: uma informação que é de interesse em um dado mês pode não o ser em outro, o que se destaca numa semana pode ser esquecido na próxima semana e até mesmo algo que se noticia num dia estará ultrapassado no dia seguinte.
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