3. Que sentido mais amplo pode ter a afirmação do narrador, no último parágrafo, de que a música que os garotos e o operário ouviam era “já esquecida por todos os homens da cidade”?
4. A obra “Capitães da Areia” revela a intenção do autor de retratar a coletividade das crianças de rua, conforme se observa na frase “Eram quase cem crianças olhando o velho carrossel”, do de contar uma história que envolve personagens particulares. No trecho lido, quais personagens se destacam? Quais características, sonhos e preferências elas têm?
5. A história contada em “Capitães da Areia” acontece em Salvador, capital do estado da Bahia, onde a população é, na maioria, formada por negros. No entanto, no decorrer da narrativa ficamos sabendo que Pedro Bala, a personagem principal da narrativa, é loiro. Que elementos da cultura negra, típicos da Bahia, são citados no trecho lido?
6. Na sua opinião, essa caracterização da personagem revela alguma intenção do autor? Qual?
7. No texto, a linguagem do narrador segue a norma-padrão, enquanto a das personagens é própria de uma variedade linguística que revela baixa escolaridade. Dê exemplos da variedade empregada pelas crianças.
8. Esse uso da linguagem está de acordo com as propostas do Modernismo da 1ª geração? Justifique sua resposta.