) O professor chega à sala de aula, os estudantes já estão organizados em filas, com seus materiais guardados e em cima da mesa somente lápis, borracha e caneta. O silêncio impera, porém, há um clima de apreensão. Após entregar a cada aluno sua folha, o professor autoriza o início da prova. Enquanto os alunos respondem a prova, o professor passeia pela sala observando a conduta de cada estudante.

A situação descrita no texto é muito comum nas escolas em vários países do mundo. Segundo Foucault, essa situação indica:

Alternativas:

a)
A combinação entre a sanção normalizadora e a vigilância, que encontram no momento do exame o ponto máximo de ritualização do controle, da dominação e do disciplinamento.

Alternativa assinalada
b)
A realização de um momento necessário na escola, pois o exame permite ao professor tomar as decisões necessárias com relação ao desenvolvimento do aluno e seu avanço no processo de escolarização.

c)
A importância da organização do espaço na garantia de que os alunos realizem efetivamente as provas de forma isolada e autônoma, evitando fraudes e diagnosticando corretamente a aprendizagem.

d)
Um momento em que os estudantes valorizam o processo de ensino-aprendizagem, comportando-se adequadamente durante a aplicação de um exame.

e)
Um ritual importante na escola, pois permite identificar o que realmente os alunos aprenderam para poder atribuir as notas de forma justa.​