Nosso léxico (vocabulário) é formado por aquilo que se pode chamar de significante (forma gráfica + som) e significado (o conceito). Acontece que essa relação não é motivada, isto é, não há uma razão que ligue um determinado significante a um determinado significado. Como pode ser chamada essa propriedade das línguas humanas e ela dá conta de quê?
a ) Versatilidade, afinal, as línguas podem denominar qualquer coisa. Tanto que, mesmo não havendo relação direta entre significante e significado, o ser humano ainda consegue se expressar e comunicar o que quiser.
b ) Produtividade, já que não há ligação necessária entre o significante e seu significado. Significantes ocorrem em maior número nas línguas do que significados
c ) Arbitrariedade, pois as palavras/significantes nascem de acordos feitos entre usuários de uma mesma língua. Acordos estes que se fundamentaram na noção de simbolismo, em que algo (significante) representa uma outra coisa (significado), mas não é a coisa em si.
d ) Criatividade, pois demonstra a capacidade de imaginação das pessoas ao cunharem novas palavras.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- 4) “Como era de se esperar, a idade dos destinatários é um parâmetro muito importante na distribuição
- Imagine essa situação de aula: “um aluno está com dificuldades para escrever a palavra ´emprego´.
- Atividade Estudo de caso Estudo de Caso: Caso 01:“Gustavo, 13 anos, com deficiência mental leve, estava
- Marque a única alternativa incorreta. Nos primeiros anos de
- ) Conforme o texto, o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Maria Fernanda Laus: (10) (A) indica
- O planejamento escolar tem como finalidade definir o que ser
- Há uma dimensão política na ação de todos os indivíduos que fazem parte de uma sociedade porque: 1-
- Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à
- O desenvolvimento da heutagogia parte das experiências vive
- Quais os fundamentos da educação integral na bncc
- No mito da caverna, de Platão, uma das possíveis interpretações para a 'caverna' é o
- Libvro didatico organização do conteudo do modulo unidade presenca de organizadores da estrutura desses
- Qual o resultado de ⁴√24:⁴√3= ?
- 2) 'O que faz os sérvios serem sérvios, os cingaleses serem cingaleses, os franco-canadenses serem
- Կgal DataostelsPara a criança, o brincar é viver, é parte de seu cotidiano, da suarealidade, sendo preciso
- O psicólogo cognitivista Albert Bandura desenvolveu um modelo de determinismo recíproco, que consiste em três fatores principai...
- onsiderando o fragmento de texto acima e os conteúdos d liv
- relatório de estágio ensino médio modelo
- (VUNESP - 2016) Sobre a concepção de avaliar para promover
- Questão 6 (182690)a escola também reproduz a proposta culturadas classes dominantes. no entanto, a escola