Na declaração do brasil para a cúpula mundial de educação de dacar, no senegal, o país afirmou que "os progressos educacionais realizados pelo brasil na segunda metade da década de 1990 foram notáveis. mesmo assim, esses avanços não foram suficientes para satisfazer adequadamente as demandas existentes, até porque as exigências da sociedade mudaram, acompanhando as transformações tecnológicas" (brasil, 2000, p. 1). disponível em: < acesso em: 08 jul. 2018.
assinale a alternativa cujo ponto de vista encontra-se em consonância com o ponto de vista do texto:
i. existe forte herança colonial que contradiz as desigualdades sociais e econômicas ainda presentes na realidade do nosso país.
ii. vivemos hoje em um mundo globalizado e interdependente, mas dominado por uma lógica perversa que incentiva a competitividade.
iii. o acesso ao conhecimento torna-se cada vez mais determinante para o destino das nações e dos indivíduos. a educação é, portanto, uma questão-chave para o desenvolvimento sustentável e equitativo.
iv. as profundas e históricas desigualdades sociais geradas pelo processo de desenvolvimento brasileiro explicam, em grande medida, o atraso educacional de décadas e a baixa escolaridade média da nossa população.
estão coerentes somente as afirmativas:
a. i, ii e iii.
b. ii, iii e iv.
c. i, ii e iv.
d. i, iii e iv.
e. i e ii.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Peço ajuda, por favor. Apresentar e comparar duas teorias da aprendizagem estudas em sua disciplina observando seus pontos comuns e divergentes . Agora
- (ENADE 2015) A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos
- Para atender à reforma do Estado, surge o modelo gerencial na perspectiva da administração pública. Trata-se de um modelo pautado na ideologia neoli
- p>A democratização do acesso à educação deve ter uma
- p style=\"text-align: justify;\">O histórico de vida pesso
- Os estudiosos da avaliação, principalmente Luckesi e Hoffmann, utilizam exemplos das práticas dos professores para discutir as concepções de avalia
- Os estudantes que compõem as turmas de wja no brasil costumam possuir algumas características
- Muitas vezes esse é um leitor quase heroico, que consegue, de alguma forma — em igrejas, por empréstimos de amigos, por meio da escola ou das poucas
- Materiais didáticos podem: Ser elaborados por autores renomados.Ser um instrumento que nenhuma instituição
- Leia os poemas “Erro de português” e “Pronominais”: ≈ Erro de PortuguêsQuando o português
- Cartaz paijnhel parlenda a galinha do vizinho educação inf
- Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
- Aspectos pedagógicos da gestão escolar prontoCom su
- Aeducação infantil em um processo histórico, avançou e conquistou espaços saindo do assistencialismo
- A avaliação pode promover a aprendizagem e, nesse caso, promover a inclusão. A educação inclusiva é mediadora enquanto a educação classificatór
- A acentuação gráfica em uma palavra é determinada de acordo com a pronúncia e o posicionamento da sílaba tônica na palavra. Qual é a caracterís
- 4) \'Não importa se a criança, na Educação Infantil ou Séries Iniciais do Ensino Fundamental, possua
- “Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever
- 2)As políticas públicas têm sido criadas como resposta do Estado às demandas que emergem da sociedade e do seu próprio interior, portanto, p
- 1) disserte sobre a vida e a obra de Camões está passando e representa para literatura portuguesa. 2)