Lopes (2010) afirma que existem onze funções psicomotoras. São elas: respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo. Todas elas se estruturam paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo e dependem do processo de maturação do organismo, das habilidades psíquicas, físicas e estimulações adequadas, provenientes do meio no qual o indivíduo está inserido. (LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010). A partir dessa consideração, assinale a sentença que corresponde a ideia de Lopes (2010). A - As estruturas psicomotoras se desenvolvem de forma distinta do desenvolvimento do indivíduo, pois dependem unicamente da maturação nervosa. B - A respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo dependem da maturação nervosa para se desenvolver. C - Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve por um conjunto de fatores: a) maturação do organismo; b) habilidades psíquicas, físicas e d) estimulações adequadas e advindas do meio social. D - As estruturas psicomotoras são desenvolvidas de forma paralela com o desenvolvimento do indivíduo. Isso acontece porque o social (com seus estímulos) é mais importante e relevante do que a maturação nervosa. E - Nada é proveniente do meio no qual o indivíduo está inserido. Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve da boa constituição do aparato motor, então, o que determina são as condições da gestação e desenvolvimento do feto.
0 Respostas
Mariarosadasilva precisa da sua ajuda.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Peço ajuda, por favor. Apresentar e comparar duas teorias da aprendizagem estudas em sua disciplina observando seus pontos comuns e divergentes . Agora
- (ENADE 2015) A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos
- Para atender à reforma do Estado, surge o modelo gerencial na perspectiva da administração pública. Trata-se de um modelo pautado na ideologia neoli
- p>A democratização do acesso à educação deve ter uma
- p style=\"text-align: justify;\">O histórico de vida pesso
- Os estudiosos da avaliação, principalmente Luckesi e Hoffmann, utilizam exemplos das práticas dos professores para discutir as concepções de avalia
- Os estudantes que compõem as turmas de wja no brasil costumam possuir algumas características
- Muitas vezes esse é um leitor quase heroico, que consegue, de alguma forma — em igrejas, por empréstimos de amigos, por meio da escola ou das poucas
- Materiais didáticos podem: Ser elaborados por autores renomados.Ser um instrumento que nenhuma instituição
- Leia os poemas “Erro de português” e “Pronominais”: ≈ Erro de PortuguêsQuando o português
- Cartaz paijnhel parlenda a galinha do vizinho educação inf
- Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
- Aspectos pedagógicos da gestão escolar prontoCom su
- Aeducação infantil em um processo histórico, avançou e conquistou espaços saindo do assistencialismo
- A avaliação pode promover a aprendizagem e, nesse caso, promover a inclusão. A educação inclusiva é mediadora enquanto a educação classificatór
- A acentuação gráfica em uma palavra é determinada de acordo com a pronúncia e o posicionamento da sílaba tônica na palavra. Qual é a caracterís
- 4) \'Não importa se a criança, na Educação Infantil ou Séries Iniciais do Ensino Fundamental, possua
- “Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever
- 2)As políticas públicas têm sido criadas como resposta do Estado às demandas que emergem da sociedade e do seu próprio interior, portanto, p
- 1) disserte sobre a vida e a obra de Camões está passando e representa para literatura portuguesa. 2)