Lopes (2010) afirma que existem onze funções psicomotoras. São elas: respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo. Todas elas se estruturam paralelamente ao desenvolvimento do indivíduo e dependem do processo de maturação do organismo, das habilidades psíquicas, físicas e estimulações adequadas, provenientes do meio no qual o indivíduo está inserido. (LOPES, V. G. Fundamentos da educação psicomotora. Curitiba: Editora Fael, 2010). A partir dessa consideração, assinale a sentença que corresponde a ideia de Lopes (2010). A - As estruturas psicomotoras se desenvolvem de forma distinta do desenvolvimento do indivíduo, pois dependem unicamente da maturação nervosa. B - A respiração, relaxamento, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora global, coordenação motora fina, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal e ritmo dependem da maturação nervosa para se desenvolver. C - Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve por um conjunto de fatores: a) maturação do organismo; b) habilidades psíquicas, físicas e d) estimulações adequadas e advindas do meio social. D - As estruturas psicomotoras são desenvolvidas de forma paralela com o desenvolvimento do indivíduo. Isso acontece porque o social (com seus estímulos) é mais importante e relevante do que a maturação nervosa. E - Nada é proveniente do meio no qual o indivíduo está inserido. Tanto as estruturas psicomotoras como o desenvolvimento do indivíduo se desenvolve da boa constituição do aparato motor, então, o que determina são as condições da gestação e desenvolvimento do feto.