Leia com atenção os fragmentos a seguir:
“No princípio, podemos supor, era o silêncio. Havia silêncio porque não havia movimento e, portanto, nenhuma vibração podia agitar o ar - um fenômeno de fundamental importância na produção do som. A criação do mundo, seja qual for a forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento e, portanto, de som.” (KARÓLY, 1990, p. 5).
“De acordo com Dalcroze, a rítmica é um método pedagógico que trabalha o ritmo, sua expressão e suas leis através do corpo. Dalcroze afirmava que o estudo da rítmica possibilita a concentração, o equilíbrio do pensamento e do movimento corporal; aprimora a disciplina dos movimentos e favorece a participação em conjuntos musicais.” (BORGES, 2017, p. 182)
Agora, considerando os estudos realizados sobre a expressão musical, analise as afirmações a seguir:
I. Dalcroze considerava que toda pessoa pode aprender música, mesmo não sendo “talentosa”, mesmo sendo uma pessoa comum e, com essa preocupação, desenvolveu o seu método pedagógico.
II. Dalcroze afirmava que a formação musical deve ser iniciada por meio das informações teóricas sobre como escrever a música na pauta e como ler uma partitura.
III. Dalcroze considerava que antes da criança começar a aprender a tocar um instrumento ela deve aprender a escutar música e movimentar-se de acordo com o que escuta.
IV. Dalcroze afirmava que a formação do “homem musical” começa com a observação das aptidões naturais da criança, tanto corporais como intelectuais para, assim, verificarmos se ela é ou não capaz de aprender música.
É correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
I, II e III.
II e IV.
I e III.
I e II.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:“No princípio, podemos supor, era o silêncio. Havia silêncio porque não havia m
0 Respostas
Paulo Mello precisa da sua ajuda.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- TEXTO IComo fatores constitutivos, o linguista [Roman Jakobson] apresenta: 1) remetente (codificador); 2) mensagem; 3) destinatário (decodificad
- Principais argumentos utilizados pela comunidade surda ao de
- A educação voltou-se, a partir da Reforma do Estado e das políticas de governo para Educação, na década
- A avaliação como conhecemos hoje passou por um longo pr
- Iniciamos a última disciplina deste semestre, práticas pedagógicas gestão da aprendizagem, a qual objetiva
- Não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um individuo ou de uma coletividade sem
- Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto
- Considere o texto a seguir para responder à questão proposta. Variações situacionais linguísticas
- Leia o fragmento de texto a seguir: Após esta avaliação, caso queira observar a imagem em seu contexto, ela está disponível em: MENDONÇA, Francisc
- Leia o excerto do Currículo da Cidade - Educação Infantil (2019): Todos esses princípios, compromissos, conceitos e políticas educacionais unem-se
- Leia a noticia a seguir. ela servira de referencia para elaboração da atividade final
- Laque Abadiasque Abahan- 3Abadias narcimentoAhaha, nonnentoumento fall someudi do negro node raca ehard serumdende
- 'O principal objetivo da educação nas escolas deveria ser a criação de homens e mulheres que sejam capazes
- Émuito importante que o gestor tenha transparência na administração dos recursos financeiros da instituição
- A sociodinâmica grupal é evolutiva e caracterizada pela posição sociométrica dos integrantes, ou seja, o locus social na rede de relacionamento ent
- “Nesse lugar (espaço situado entre as práticas e as atividades de linguagem), produzem-se as transformações sucessivas da atividade do aprendiz, q
- “Se a vida é um jogo e o jogo pode se transformar em brincadeira, porque não viver brincando e aprender com a brincadeira? [...] a brincadeira permi
- Partindo da leitura do texto que apresenta uma discussão so
- Para que o professor possa trabalhar o lúdico nos Anos Iniciais, seu planejamento precisa considerar algumas premissas, tais como:resposta
- Indique a alternativa abaixo que não caracteriza o processo de letramento: Habilidade que a criança adquire de saber o que escrever, para