Existe uma distinção no trabalho do psicopedagogo que precisa ficar bastante clara: “Dificuldade de aprender é diferente de transtorno de aprendizagem. Alguns educadores, pais e outros profissionais confundem esses conceitos, o que pode levar a procedimentos equivocados que prejudicam o bom desenvolvimento da criança.” (FUNDAÇÃO Maria Cecilia Souto Vidigal. Dificuldade ou transtorno de aprendizagem. Qual a diferença?Disponível em: http://desenvolvimento-infantil. blog. br/dificuldade-ou-transtorno-de-apr endizagem-qual-a-diferenca/. Acesso em: 17 mar. 2019.)
Por isso, considerando essa necessidade de distinção, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I — ( ) A dificuldade de aprendizagem pode ser entendida como um obstáculo pontual no avanço da aprendizagem de um indivíduo.
II — ( ) Falta de motivação ou interesse e problemas emocionais podem ser vistos como causas de dificuldade de aprendizagem.
III — ( ) A dificuldade de aprendizagem, para ser assim definida, deve necessariamente acompanhar a criança há tempo e afetar mais de uma área do conhecimento.
IV — ( ) O transtorno de aprendizagem tem como causa alguma disfunção neurológica, que faz o cérebro funcionar de maneira distinta.
V — ( ) Dislexia, TDAH e autismo são exemplos bastante comuns de dificuldades de aprendizagem.
Agora, escolha a opção que apresenta a sequência correta.
(A) V, V, F, V, F.
(B) V, F, F, V, V.
(C) F, V, V, F, V.
(D) F, V, F, V, F.
(E) F, F, V, F, V.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- 4) “Como era de se esperar, a idade dos destinatários é um parâmetro muito importante na distribuição
- Imagine essa situação de aula: “um aluno está com dificuldades para escrever a palavra ´emprego´.
- Atividade Estudo de caso Estudo de Caso: Caso 01:“Gustavo, 13 anos, com deficiência mental leve, estava
- Marque a única alternativa incorreta. Nos primeiros anos de
- ) Conforme o texto, o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Maria Fernanda Laus: (10) (A) indica
- O planejamento escolar tem como finalidade definir o que ser
- Há uma dimensão política na ação de todos os indivíduos que fazem parte de uma sociedade porque: 1-
- Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à
- O desenvolvimento da heutagogia parte das experiências vive
- Quais os fundamentos da educação integral na bncc
- No mito da caverna, de Platão, uma das possíveis interpretações para a 'caverna' é o
- Libvro didatico organização do conteudo do modulo unidade presenca de organizadores da estrutura desses
- Qual o resultado de ⁴√24:⁴√3= ?
- 2) 'O que faz os sérvios serem sérvios, os cingaleses serem cingaleses, os franco-canadenses serem
- Կgal DataostelsPara a criança, o brincar é viver, é parte de seu cotidiano, da suarealidade, sendo preciso
- O psicólogo cognitivista Albert Bandura desenvolveu um modelo de determinismo recíproco, que consiste em três fatores principai...
- onsiderando o fragmento de texto acima e os conteúdos d liv
- relatório de estágio ensino médio modelo
- (VUNESP - 2016) Sobre a concepção de avaliar para promover
- Questão 6 (182690)a escola também reproduz a proposta culturadas classes dominantes. no entanto, a escola