Escolha a opção correta para as afirmativas abaixo: VERDADEIRO...

neireoliveira

Escolha a opção correta para as afirmativas abaixo: VERDADEIRO ou FALSO: Após a década de 1930, com a derrubada da “República Velha” (1889-1930), dominada pela oligarquia cafeicultora, o Governo prestou mais atenção à educação pública. Foi somente a partir desta data que o país passou a contar com um Ministério da Educação.

Resposta 1
Verdadeiro
No período conhecido no Brasil como “Ditadura Militar”, são fundadas as primeiras universidades, com a união de uma série de instituições isoladas de ensino superior. É implantada a obrigatoriedade do ensino primário e o ensino religioso passa a ser facultativo, diminuindo a influência da igreja no sistema educacional.

Resposta 2
Falso
A partir da década de 1980 começaram a se criar mecanismos de participação da comunidade escolar e da comunidade de pais dentro da escola, a partir de eleições para a escolha de diretores e da constituição de conselhos escolares, comunitários e até dos conselhos municipais de educação. Esses mecanismos apresentam limites e possibilidades que têm de certa forma se confrontado permanentemente, ampliando ou restringindo resultados durante os anos 90.

Resposta 3
Verdadeiro
A política educacional que caracteriza o período de 1945-1964 reflete a ambivalência de dois grupos: um de tendência populista e outro de tendência antipopulista (formada pelas classes médias, profissionais liberais, forças armadas, prejudicadas pela inflação e excluídas do processo de decisão do estado populista). Essa política se reduz à luta em torno da LDB e à Campanha da Escola Pública.

Resposta 4
Verdadeiro
Em 1971 com a promulgação da Lei novas diretrizes para o ensino de 1º e 2º graus - excluiu-se dos currículos disciplinas que exercitavam o pensamento - Filosofia, Sociologia, Lógica; subtraiu-se da carga horária de Língua Portuguesa, Ciências, Conhecimentos Gerais, incluindo-se aí Matemática, um tempo enorme destinando-o à "preparação para o trabalho", com a intenção de que todo adolescente saísse da escola com uma profissão.

Resposta 5
Escolher...
Entre 1980 e 1990, o país conheceu as maiores taxas de expansão da alfabetização. Isto se deve ao fato de que foram instaladas classes de ensino supletivo na maior parte dos municípios. As classes de supletivo e as de ensino complementar (pré-profissional e profissional) em conjunto foram frequentadas por mais de 400 mil alunos cada ano, por treze anos consecutivos.

Resposta 6
Escolher...
Em 1961 foi aprovada, finalmente, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 4.024/61), mais conhecida simplesmente como LDB, que estabelecia as diretrizes e bases da educação nacional. Por mais de 15 anos, o projeto desta lei foi discutido no Congresso Nacional. De um lado haviam defensores de uma escola privada e de outro os defensores da escola pública.

Resposta 7
Escolher...
A primeira Constituição Republicana ratifica a tradição de dualidade do sistema escolar na medida em que estabelece que à União competia privativamente legislar sobre o ensino superior na capital da República, cabendo-lhe, mas não privativamente, criar instituições de ensino secundário nos Estados e promover a instrução no Distrito Federal e, aos Estados, caberia a organização de seus sistemas escolares completos. Em outras palavras: haveria um sistema educacional para a capital e outro para o resto do país.

Resposta 8
Escolher...
De acordo com a Escola Nova, o uso da racionalidade era fundamental para enfatizar o trabalho científico; buscar métodos que dessem conta de explicar a realidade educacional; compreender o desenvolvimento do psiquismo dos educandos e criar um ambiente propício à educação.

Resposta 9
Escolher...
A Constituição de 1934 foi a primeira a estabelecer a necessidade de elaboração de um Plano Nacional de Educação que coordenasse e supervisionasse as atividades de ensino em todos os níveis. Foram regulamentadas as formas de financiamento do ensino oficial em cotas fixas para a Federação, os Estados e os Municípios, fixando-se ainda as competências dos respectivos níveis administrativos. Implantou-se a gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário, e o ensino religioso tornou-se optativo.

Resposta 10
Escolher...
Por favor responda todas as partes da questão.

1 Resposta

Isadoradp

Kama anal Jajá Kaká Lanka lagoa

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.