Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental doindivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado decaracterísticas que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau dedesenvolvimento intelectual. Para Piaget (1967), estruturas variáveis são maneiras deorganização das atividades mentais, que englobam os aspectos motor ou intelectual eafetivo, tanto na dimensão individual como na social; já as características invariáveissão as funções de interesse, explicação, entre outras, que não variam com o nível mentaldo indivíduo. Assim, a cada explicação particular para um certo interesse, há umaintegração com a estrutura existente, que, em um primeiro momento, é reconstruída e, em seguida, ultrapassada para uma dimensão mais ampla, acarretando odesenvolvimento mental. Então, a partir da integração de sucessivas estruturas, naperspectiva de que cada uma conduz à construção da seguinte, Piaget dividiu essedesenvolvimento em quatro grandes estádios ou períodos.1. Inteligência Simbólica ou Pré-Operatória

2. Inteligência Operatória Formal

3. Inteligência Sensório-Motora

4. Inteligência Operatória Concreta

A sequência correta em que ocorrem esses períodos é:

Grupo de escolhas da pergunta

3, 1, 4, 2.

1, 2, 3, 4.

3, 4, 2, 1.

2, 4, 3, 1.

4, 2, 1, 3.