A professora Maria Quitéria, em meados dos anos 70, quando lecionava Matemática na Escola Normal, antigo Magistério, dizia que o importante era chegar ao resultado correto da equação. Para as alunas, esse era o momento mais temido nas aulas de Matemática. Odiavam o X e o Y. Essas duas letras eram um pesadelo. Ao participar de reuniões pedagógicas, em que se começava a questionar a prática educacional da “decoreba” e do resultado, sem a compreensão do enunciado do problema, a professora entendeu que não mais precisava da prática de resolução de exercícios, inclusive das que envolviam as quatro operações básicas. Somente pelo fato de frequentar a escola e participar de jogos, as alunas, intuitivamente, poderiam aprender e, assim, a professora eliminou das suas aulas os exercícios que continham o X e o Y como incógnitas. As alunas adoraram a nova prática, e a maioria, que já não sabia as operações fundamentais, não mais se preocupou em aprendê-las. Ufa! Como foi boa essa mudança! Analise se a mudança na prática educativa da professora Maria Quitéria foi adequada. A partir dos anos 80, havia necessidade de se resolver problemas matemáticos? Qual prática passou a ser adotada por alguns educadores no contexto educacional dos anos 80 e 90? Apresente um pequeno relato de suas conclusões sobre t
0 Respostas
Elen precisa da sua ajuda.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Imagine essa situação de aula: “um aluno está com dificuldades para escrever a palavra ´emprego´.
- Atividade Estudo de caso Estudo de Caso: Caso 01:“Gustavo, 13 anos, com deficiência mental leve, estava
- Marque a única alternativa incorreta. Nos primeiros anos de
- ) Conforme o texto, o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Maria Fernanda Laus: (10) (A) indica
- O planejamento escolar tem como finalidade definir o que ser
- Há uma dimensão política na ação de todos os indivíduos que fazem parte de uma sociedade porque: 1-
- Tendo em vista o compromisso de assegurar aos alunos o desenvolvimento das competências relacionadas à
- O desenvolvimento da heutagogia parte das experiências vive
- Quais os fundamentos da educação integral na bncc
- No mito da caverna, de Platão, uma das possíveis interpretações para a 'caverna' é o
- Libvro didatico organização do conteudo do modulo unidade presenca de organizadores da estrutura desses
- Qual o resultado de ⁴√24:⁴√3= ?
- 2) 'O que faz os sérvios serem sérvios, os cingaleses serem cingaleses, os franco-canadenses serem
- Կgal DataostelsPara a criança, o brincar é viver, é parte de seu cotidiano, da suarealidade, sendo preciso
- O psicólogo cognitivista Albert Bandura desenvolveu um modelo de determinismo recíproco, que consiste em três fatores principai...
- onsiderando o fragmento de texto acima e os conteúdos d liv
- relatório de estágio ensino médio modelo
- (VUNESP - 2016) Sobre a concepção de avaliar para promover
- Questão 6 (182690)a escola também reproduz a proposta culturadas classes dominantes. no entanto, a escola
- sobre o conteudo educacional bradileiro e a questao da ident