1) Com a colonização, a educação passou a ser responsabilidade dos jesuítas. As suas primeiras escolas foram denominadas de “Casas de Bê-a-bá”. No início eram para os indícios. Em seguida, também participaram dessas casas os filhos dos senhores de engenho, com uma educação formal para a leitura e escrita, além da catequização do Catolicismo.
Nesse contexto e considerando os dados apresentados, avalie as afirmações que se seguem:
I. Os Jesuítas administraram a educação brasileira entre os séculos 12 e 14.
II. Os Jesuítas implantaram diversos colégios pelo território.
III. Também catequizaram os índios que tinham acesso.
IV. A escola formal foi estendida às mulheres.
A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
a)
As afirmativas I e III estão corretas.
b)
As afirmativas I e IV estão corretas.
c)
As afirmativas II e III estão corretas.
d)
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
e)
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
2)
Segundo Cardoso (2004), as aulas régias compreendiam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à Igreja - foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil. Além disso, a abertura de uma aula régia de desenho e de figura, em 1800, nas principais cidades da orla marítima e em algumas raras do planalto e do sertão. Em 1816 consta que o pintor Manoel da Costa Athaíde solicitou uma aula régia de desenho em Vila Rica, obtendo a aprovação.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Na prática o sistema das Aulas Régias alterou a realidade educacional no Brasil e se constituiu numa oferta de educação popular, além das elites locais.
( ) Ao rei cabia a criação dessas aulas isoladas e a nomeação dos professores, que levavam quase um ano para a percepção de seus ordenados, arcando eles próprios com a sua manutenção.
( ) Deixou de haver um grande descompasso entre o pretendido pelo governo monárquico – tanto o português quanto o brasileiro, após a independência – e aquilo que as condições sociais e econômicas viriam permitir.
( ) A permanência praticamente inalterada do sistema das Aulas Régias no Brasil da virada do século XVIII para o seguinte, estendendo-se ainda durante o primeiro reinado, deveu-se à continuidade dos modelos de pensamento em nossa elite cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V - F - V - F.
b)
F - V - F - V.
Alternativa assinalada
c)
V - V - V - V.
d)
F - F - V - F.
e)
V - V - F - V.
1) Com a colonização, a educação passou a ser responsabilidade dos jesuítas. As suas primeiras escolas
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Iniciamos a última disciplina deste semestre, práticas pedagógicas gestão da aprendizagem, a qual objetiva
- Não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um individuo ou de uma coletividade sem
- Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto
- Considere o texto a seguir para responder à questão proposta. Variações situacionais linguísticas
- Leia o fragmento de texto a seguir: Após esta avaliação, caso queira observar a imagem em seu contexto, ela está disponível em: MENDONÇA, Francisc
- Leia o excerto do Currículo da Cidade - Educação Infantil (2019): Todos esses princípios, compromissos, conceitos e políticas educacionais unem-se
- Leia a noticia a seguir. ela servira de referencia para elaboração da atividade final
- Laque Abadiasque Abahan- 3Abadias narcimentoAhaha, nonnentoumento fall someudi do negro node raca ehard serumdende
- 'O principal objetivo da educação nas escolas deveria ser a criação de homens e mulheres que sejam capazes
- Émuito importante que o gestor tenha transparência na administração dos recursos financeiros da instituição
- A sociodinâmica grupal é evolutiva e caracterizada pela posição sociométrica dos integrantes, ou seja, o locus social na rede de relacionamento ent
- “Nesse lugar (espaço situado entre as práticas e as atividades de linguagem), produzem-se as transformações sucessivas da atividade do aprendiz, q
- “Se a vida é um jogo e o jogo pode se transformar em brincadeira, porque não viver brincando e aprender com a brincadeira? [...] a brincadeira permi
- Partindo da leitura do texto que apresenta uma discussão so
- Para que o professor possa trabalhar o lúdico nos Anos Iniciais, seu planejamento precisa considerar algumas premissas, tais como:resposta
- Indique a alternativa abaixo que não caracteriza o processo de letramento: Habilidade que a criança adquire de saber o que escrever, para
- I - O ato da criança se relacionar a partir das linguagens oral e escrita possibilita o seu desenvolvimento integral.II - Afin
- De acordo com a teoria de Vygotsky, um dos mais importantes interacionista no campo da Psicologia, e que
- Sobre a valorização da diversidade humana, podemos definir como sendo a preocupação em atender às vida
- O Plano Nacional de Educação teve como auxiliar em sua formulação um órgão que foi instituído nos anos de 2009 e 2010. Estamos falando da Confer?