A Segunda Guerra Mundial foi, em primeiro lugar, o conflito militar mais sangrento do todos os tempos. Em 1939, no seu início “formal” (com as declarações mútuas de guerra entre as grandes potências europeias), vários países beligerantes já estavam em guerra, como Etiópia e Itália na segunda guerra ítalo-etíope, e China e Japão na segunda guerra sino-japonesa. A guerra civil espanhola (1936-1939) (...) foi o prólogo imediato da guerra mundial. COGGIOLA, Osvaldo. A Segunda Guerra Mundial – Causas, Estruturas, Consequências. São Paulo: Livraria da Física, 2015, p. 5. Segundo o excerto, a guerra civil espanhola foi o ‘’prólogo imediato da guerra mundial’’. Tal afirmação se deve ao fato: a)do apoio soviético a Francisco Franco, que fez com que diminuísse as influências do nazi-fascismo na península ibérica, aumentando a rivalidade com a Alemanha, ocasionando no estopim da Segunda Guerra Mundial.

b)do apoio soviético a Francisco Franco, que propiciou ambiente fértil para expansão dos ideais socialistas na península ibérica, ocasionando em conflito direto com a Alemanha e a Itália, e consequentemente iniciando a Segunda Guerra Mundial.

c)do apoio inglês e francês a Francisco Franco, que propiciou ambiente fértil para a expansão do fascismo na península ibérica, atraindo olhares da Alemanha e aumentando a rivalidade com a URSS e o EUA.

d)do apoio estadunidense e inglês a Francisco Franco, que fez com que diminuísse as influências do nazi-fascismo na península ibérica e resultando na vitória dos republicanos na guerra, aumentando assim a rivalidade com a Alemanha.

e)do apoio da Alemanha e da Itália a Francisco Franco, que fez com que aumentassem as influências do nazi-fascismo na península ibérica, e tal saiu da guerra fortalecido tanto no sentido bélico como militarmente. Gostaria de tirar uma dúvida? Tire sua dúvida Material de apoio: Caminho das Pedras