Adepta de uma boa liquidação, Margô desfila entre suas colegas...

Adepta de uma boa liquidação, Margô desfila entre suas colegas com peças exclusivas de grifes famosa, causando admiração e inveja a sua última aquisição foi uma bolsa caríssima vendida em uma loja do shopping que tem a exclusividade da marca a tão desejada peça custava R$3.500,00 e estava com desconto de 30%. Depois de tanto tempo “namorando” a peça, Margônão mediu esforços e disputou arduamente a bolsa com outra moça e venceu. Na hora de pagar a bolsa, só podia fazê-lo no cartão de crédito e em 3 vezes, porém o desconto para esse tipo de pagamento era de 15% e não dos 30% iniciais. Agora, envergonhada, não podia voltar atrás e levou a bolsamesmo assim, realizou o pagamento da primeira prestação em fevereiro, mas teve alguns problemas de saúde e não teve como pagar parte de suas contas, inclusive o restante das prestações da bolsa. Dessa forma, renegociou com a Operadora do Cartão, o pagamento da bolsa em maio, em uma única parcela, e a uma taxa de juros anual de 322,6% ao ano nesse cenário, pergunta-se:
a) Qual o valor monetário do desconto que Margô recebeu da loja na compra da bolsa e quanto pagou por ela?
b) Sabendo que os juros do cartão de crédito são compostos, calcule o valor que Margô pagou de juros ao liquidar as 2 prestações restantes, de uma única vez, em maio.
c) Observando os resultados, valeu à pena para a Margô comprar a bolsa?

Ver resposta
Vinícius Ferraz