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Gestão publica 3 - A transparência da administração pública

Passo 1 – Direito público
Considerando o contexto narrado acima, responda fundamentadamente:
O que são órgãos públicos?
A partir das disposições da Lei nº. 12.527/2011, quais são as diretrizes para assegurar o direito fundamental de acesso à informação?

Passo 2 – Tecnologias da informação e da gestão pública (SIG)
Falar em transparência na Gestão Pública requer entender a complexidade que permeia a própria promulgação deste princípio enquanto um conjunto de práticas que implicam tanto na Administração Pública, que passou a ter obrigação de publicar suas decisões e ações, quanto nos cidadãos que passaram a ter o direito de serem informados constantemente.
Na era da tecnologia e da informação, tais implicações foram viabilizadas, visto que as informações disponibilizadas através de meios eletrônicos facilitam a comunicação entre Governos e Sociedades, permitindo maior engajamento popular e operacionalizando, de fato, a transparência das atividades do âmbito público.
Logo, o uso de tecnologias se mostra fundamental, além de um avanço no que tange à prática efetiva das ações que corporificam este princípio da Administração Pública. Diante do exposto, responda:
Na Gestão da Informação, o papel da Tecnologia da Informação é dar o suporte necessário em termos de infraestrutura (automatização dos processos). Assim, neste contexto, as atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e compartilhamento de informações é primordial. Explique então como se dá o processo de Gestão da Informação no âmbito da transparência na Gestão Pública. Ou seja, neste processo: quais são as entradas? Os processamentos? E as saídas?
Quais os meios e formatos (físicos ou digitais) mais utilizados pelo poder público para a divulgação de informações aos cidadãos?
Quais seriam possíveis estratégias para fomentar o acesso à informação por parte das comunidades em geral?