Em termos de qualidade, sabemos que, além da efetividade, as a...

liviassiqueira

Em termos de qualidade, sabemos que, além da efetividade, as ações devem ser eficientes, ou seja, devem produzir resultados a um custo aceitável. Esta relação deve ser otimizada, isto é, a ação deve produzir o máximo de benefícios com o menor custo. Ao mesmo tempo, a aceitabilidade destas ações é definida como a concordância das ações em relação aos desejos e às expectativas dos usuários ou sociedade (DONABEDIAN, 2003). Donabedian postulou os sete pilares da qualidade. Com base no texto, responda: Quais são estes sete pilares? Selecione uma alternativa: a) Eficácia, Efetividade, Eficiência, Equidade, Legitimidade, Otimização e Aceitabilidade. b) Resiliência, Efetividade, Eficiência, Compreensão, Legitimidade, Otimização e Aceitabilidade. c) Eficácia, Efetividade, Eficiência, Compreensão, Legitimidade, Resultados e Facilidade. d) Eficácia, Efetividade, Regulação, Acessibilidade, Legalidade, Otimização e Sociabilidade. e) Eficácia, Permissividade, Eficiência, Acessibilidade, Legalidade, Resultados e Sociabilidade.

1 Resposta

Isadoradp

Eficácia, Efetividade, Eficiência, Equidade, Legitimidade, Otimização e Aceitabilidade.

Explicação:

Os sete pilares da  qualidade são:

Eficácia: o melhor que se pode realizar nas condições ideais,  dado o estado do cliente, ou seja, o cuidado a ser feito.

Efetividade: estado em que o cuidado atinge os níveis  estabelecidos como alcançáveis na eficácia.

Eficiência: é o cuidado que agrega eficácia e efetividade na  relação com os custos, logo, entre duas possibilidades, a mais  eficiente é a de menor custo.

Equidade: princípio norteador que determina o que é justo na  distribuição do cuidado e de seus benefícios. Faz parte do que torna o  cuidado em saúde aceitável e legítimo perante a sociedade.

Legitimidade: faz referência à aceitabilidade do cuidado em  saúde da forma como a sociedade em geral entende que ele deveria  ser e ocorrer.

Otimização: significa a medida de custo em que adicionar mais  ações para alcançar melhores benefícios é desproporcional ao custo.

Aceitabilidade: diz respeito à adaptação do cuidado em saúde às  expectativas, desejos e valores dos clientes/pacientes e seus familiares.  Tem relação com os conceitos anteriores e as características da  relação profissional de saúde-cliente/paciente.

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