Apesar das potencialidades democráticas associadas aos usos das TICs, é válido questionar: as novas tecnologias são efetivamente usadas pelos governos visando alcançar maior participação popular e fortalecer a democracia, ou as TICs reproduzem práticas excludentes e desigualdades digitais e sociais?
Entre as causas determinantes da adoção das TICs de forma estratégica e intensiva pelos governos em seus processos internos e na melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade destacam-se: o uso intensivo das TICs pelos cidadãos, empresas privadas e organizações não governamentais; a migração da informação baseada em papel para mídias eletrônicas e serviços online e o avanço e universalização da infraestrutura
pública de telecomunicações e da internet. Outras causas estão associadas às forças provenientes do próprio movimento de reforma do Estado, da modernização da gestão pública e da necessidade de maior eficiência do governo. Consequentemente, temas como desempenho, eficiência, eficácia, transparência, mecanismos de controle, qualidade do gasto público e prestação de contas, relacionados ao processo de modernização da gestão pública, foram associados ao processo de construção de programas de governo eletrônico. O desdobramento desses temas em políticas públicas e iniciativas concretas, explicitadas nos programas de governo, requerem o uso de tecnologia, tornando os programas de governo eletrônico elementos alavancadores de novos patamares de eficiência da administração pública.

ATIVIDADE/ AVALIAÇÃO:
Questão 1:
Em meio às pressões para o afastamento social promovidos pela pandemia da Covid-19, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se ferramentas ainda mais oportunas e essenciais para a reprodução da sociedade e para o setor público.
A exemplo dos municípios de Cotia/SP, Vila Pavão/ES e Campo Bom/RS que disponibilizaram atendimento relacionado à área da saúde com o apoio de tecnologia, identifique ao menos um serviço disponibilizado pela prefeitura de sua cidade, realizado durante a pandemia, que teve como instrumento o uso de tecnologia. Identifique qual é o nome de sua cidade, estado e especifique qual foi o serviço oferecido,
destacando a área de atendimento. Cole o link de uma reportagem que contenha tais informações ou o link da prefeitura que identifique o serviço realizado.
Exemplo:
Identificação da Cidade e UF: Vila Pavão/ES
Serviço disponibilizado: Telemedicina
Área: Saúde
Link de acesso: https://technnocorp.com.br/o-desafio-...
tecnologico/.
Obs: Não será aceito o exemplo que a professora mencionou acima.
Agora é a sua vez:
Identificação da Cidade e UF:
Serviço disponibilizado:
Área:
Link de acesso:
Questão 2:
Apesar de sua importância, as dificuldades a serem enfrentadas pelos gestores na adoção, na implementação e na execução de novas TICs são muitas. Considerando o conteúdo estudado e disponibilizado anteriormente, indique quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores para o desenvolvimento de um sistema básico de informações. Apresentar ao menos 3 dificuldades. (Sua resposta deverá conter entre 3 e 5 linhas).
Questão 3:
Com base nos processos de mudança, identificados na administração pública brasileira, descreva qual é o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto de modernização da gestão pública. (Sua resposta deverá conter entre 3 e 5 linhas).

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