Ao causar-se a si mesmo, pondo por si mesmo a necessidade de s...

Isabillypyc

Ao causar-se a si mesmo, pondo por si mesmo a necessidade de sua própria existência, deus faz existir todas as coisas singulares que o exprimem, porque são efeitos de sua potência infinita. em outras palavras, a existência da substância absolutamente infinita é, simultaneamente, a existência de tudo o que sua potência gera e produz. deus é a causa eficiente imanente de todos os seres que seguem necessariamente de sua essência absolutamente infinita, não se separa deles, e sim se exprime neles e eles o exprimem. há, assim, duas maneiras de ser e de existir: a da substância e seus atributos (existência em si e por si) e a dos efeitos imanente à substância (existência em outro e por outro). a esta segunda maneira de existir, espinosa dá o nome de modos da substância. a substância e seus atributos, enquanto atividade infinita que produz a totalidade infinita que produz a totalidade do real, espinosa dá o nome de natureza naturante. à totalidade dos modos produzidos pelos atributos, designa com o nome de natureza naturada. graças à causalidade imanente, a totalidade constituída pela natureza naturante e pela natureza naturada é a unidade eterna e infinita cujo nome é deus (chauí, 2011). marque a alternativa correta.

espinosa dá o nome de ética de natureza naturante.

para espinosa, a ética é um estado de espírito irracional que o ser humano utiliza para a dominação.

a causalidade imanente leva ao espírito ético, visto que para ser ético não é necessário obedecer às regras.

deus faz existir todas as coisas singulares que o exprimem, porque são efeitos de sua potência infinita. a ética é um modo de vida que culturalmente é criada, conforme as necessidades de um grupo.

deus é causa eficiente de todos os seres humanos. a ética foi criada sem sua inspiração.

1 Resposta

Olá! com base no texto podese determinar que:

1- Espinosa dá o nome de ética de Natureza Naturante:

Falso. A Natureza naturante, é  Deus, que significa uma única realidade substantiva.

2- Para Espinosa, a ética é um estado de espírito irracional que o ser humano utiliza para a dominação.

Verdadeiro: A filosofia de Espinosa demonstra que a imagem de Deus, como intelecto e vontade livre, e a do homem como animal racional, formando crenças  gerado pelo medo, assim nasce a superstição, tendo como base a religião.

3- A causalidade imanente leva ao espírito ético, visto que para ser ético não é necessário obedecer às regras.

Falso: Deus envolve pela causalidade imanente às coisas e o que é produzido é parte Dele; ou seja, se Deus é a causa de todas as coisas que residem nEle, e que tudo está em Deus, fora Dele não é concebível a existência de qualquer corpo, porque Deus é imanente e não-transitivo causa de tudo o que existe.

4- Deus faz existir todas as coisas singulares que o exprimem, porque são efeitos de Sua potência infinita. A ética é um modo de vida que culturalmente é criada, conforme as necessidades de um grupo.

Falso: segundo Espinosa a ética é um modo de vida ondeque não deveria ser apenas para um grupo. Mas sim para todos.

5- Dios es causa eficiente de todos los seres humanos. La ética fue creada sin su inspiración.

Verdadeiro: A Ética de Spinoza é inspirada no modelo metodológico de matemática e geometria, o que significa que, para a exposição de suas idéias e a dedução de seus conceitos mais importantes, ele usa o método sintético.​
Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Administração





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.