A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da admini...

Elen

A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da administração. Não há executivo de grande empresa que não a conheça. Mas a ferramenta ainda é pouco conhecida - e consequentemente pouco usada - por quem tem empresas de menor porte. A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do seu negócio), análise contextual e guia para a definição de um plano de ação. SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa. Conforme a figura a seguir.Fonte: PARDO, P. Planejamento Estratégico. Maringá. Unicesumar. 2018. [Unidade 04, p. 158].

Considerando a Matriz SWOT apresentada na imagem, analise o caso hipotético a seguir:

Paula é uma empreendedora no segmento de tecnologia que decidiu criar o seu próprio negócio em meados dos anos 2000, onde havia um grande movimento para empresas de alta tecnologia. Durante os primeiros anos, Paula buscou conquistar clientes e desenvolver produtos que resolvessem os problemas de seus consumidores mais exigentes. Mesmo diante de muitos desafios, a empresa tem sido muito bem sucedida, mas diante de uma grave crise enfrentada durante alguns anos, a diretoria da empresa decidiu contratar uma empresa de consultoria para desenvolver um diagnóstico organizacional através da Matriz SWOT. No entanto, para a surpresa da empresária, muitos pontos foram levantados com o trabalho realizado pela consultoria, sendo que dentre os principais pontos levantados foram:

- Falência de empresas concorrentes;
- Qualidade nos produtos e serviços;
- Instabilidade política e econômica;
- Gestão profissionalizada;
- Falta de processos interno bem definidos;
- Crescimento do consumo de produtos online;
- Equipamentos sem manutenção;
- Alta na inflação e taxa de juros;
- Resistência dos funcionários às mudanças;
- Equipe treinada e qualificada;
- Redução do poder aquisitivo dos consumidores.

A partir dos pontos levantados pelo diagnóstico, você deverá se colocar na posição de gestor(a) da organização para responder as questões a seguir:

a) Identifique quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos do caso apresentado.
b) Identifique quais são as oportunidades e quais são as ameaças do caso apresentado.
c) Diante do objetivo principal de uma análise SWOT, explique o que são Fatores Críticos de Sucesso neste contexto.

Orientações para realização da Atividade:

- Realize uma Leitura da unidade 4 do Livro da disciplina para compreender a temática desta atividade.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor, acessando o link: https://youtu. be/49ogY9B_xnU
- Antes de finalizar sua atividade, certifique-se se sua resposta está completa, pois não haverá outra oportunidade de editar e/ou reenviar após a finalização.
- Para essa atividade não existe formulário, a mesma deve ser respondida no campo (abaixo) destinado a resposta, no questionário da Atividade no ambiente da disciplina.
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a), pela página inicial do Studeo >> Fale com Mediador.

Bom Trabalho!

1 Resposta

Tay

I e III

Explicação:

na afirmativa II, a empresa não consegue influenciar no macroambiente. (IV) incorreta, por que as ameaças podem ser evitadas, só precisam ser identificadas com antecedência.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Administração





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.